Sanção do presidente ao pacote anticrime e os destaques do último panorama semanal de 2019
Panorama Semanal de 23 a 27 de dezembro*
Semana curta, mas otimista. Bolsa acima dos 117 mil pontos é o destaque da semana, com bom humor externo devido, principalmente, ao avanço nas finalizações para o acordo na questão comercial (sobretaxas) entre EUA e China. A assinatura da “fase 1” deste acordo pode ocorrer em janeiro.
No cenário interno, continuam repercutindo positivamente as projeções mais otimistas para a economia brasileira, com sinais importantes de recuperação.
O desemprego, ainda elevado, recuou para 11,2% no trimestre entre setembro novembro, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (PNAD). São cerca de 11,9 milhões de desempregados.
A polêmica da semana se deu em torno da sanção do presidente Jair Bolsonaro ao pacote anticrime. Bolsonaro não vetou o “juiz de garantias”, conforme recomendação do ministro da Justiça, Sérgio Moro. De acordo com Moro, isso deve atrapalhar investigações. Bolsonaro, desta vez, seguiu o Congresso.
O indulto natalino de Bolsonaro, com perdão da pena de policiais condenados por crimes culposos (sem intenção de matar), também gerou polêmica.
No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 1,16%, aos 117.203 pontos, novo recorde para o índice. O dólar comercial registrou leve desvalorização, de 0,45%, cotado a R$ 4,06.
Obrigada, bom fim de semana e até o próximo ano, com o Panorama Semanal.
Feliz Ano Novo!
*Dados atualizados até o dia 27/12, às 10h.