STF vai debater a validade de prisões em 2ª instância e os últimos destaques
BRASIL EM FOCO
Os investidores reavaliaram o otimismo de sexta, colocando em dúvida o acordo parcial que traria um alívio à guerra comercial. Com giro fraco aqui no Brasil e também nos EUA, por causa do feriado lá, o Ibovespa registrou alta de 0,45%, a 104.301 pontos. O dólar comercial subiu 0,82%, sendo cotado a R$ 4,1278. Ao fim da sessão regular, às 16h, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 operou estável a 6,25%.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 0,07% em agosto, na comparação dessazonalizada com julho. O resultado ficou abaixo da mediana das expectativas colhidas pelo Valor Data de um crescimento de 0,2%. (Valor)
O julgamento das ações sobre a validade de prisão após condenação em segunda instância está pautado para acontecer no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (17/10). É importante lembrar que se o entendimento do Supremo mudar e os réus aguardarem o fim dos recursos jurídicos em liberdade, essa medida pode afetar a prisão do ex-presidente Lula. (Poder 360)
OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL
Nos Estados Unidos, os índices de Nova York tiveram uma sessão tranquila, com volume de negociações reduzido devido ao feriado do Dia de Colombo. O S&P 500 fechou em leve queda de 0,14%, a 2.966,15 pontos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, elevou as tarifas de aço à Turquia e ameaçou mais sanções por sua incursão na Síria. A Turquia lançou uma operação transfronteiriça no norte da Síria há uma semana atrás, depois que o presidente turco Tayyip Erdogan ter dito a Trump, em um telefonema, que planejava seguir em frente com uma ação há muito planejada contra os (ex-)aliados curdos dos EUA na região. Trump remanejou 50 tropas americanas da zona de conflito, o que foi interpretado como uma uma luz verde para sua operação de Erdogan. (Reuters)
Há 12 dias, o Equador enfrentava protestos contra o pacote de ajustes econômicos do chamado decreto 883. Na noite de domingo, após 4 horas de negociações com a Confederação de Nacionalidades Indígenas (Conaie) que encabeçava as manifestações, Lenin Moreno disse que “O Governo substituirá o decreto 883 por um novo que contenha mecanismos para concentrar os recursos naqueles que mais precisam deles”. (El País)
Nesta manhã, as bolsas recuam na China, enquanto avançam mais de 1,5% no Japão, após ficarem fechadas na segunda-feira por causa do feriado. Na Europa, operam em alta e os futuros os índices de Wall Street apontam para um dia de ganhos, com o início da temporada de balanços do terceiro trimestre. As gigantes do mercado financeiro J.P. Morgan, Goldman, Citi, Wells Fargo e BlackRock divulgam seus resultados hoje.
RESUMO DOS MERCADOS
Dólar Comercial | R$ 4,1278 | 0,82% |
DI Fut Jan/25 | 6,25% | 00 |
Ibovespa | 104.301 pts | 0,45% |
S&P 500 | 2.966 pts | – 0,14% |
ÓRAMA NA MÍDIA
Hoje é dia de “Bate-Papo com Gestor”! Dessa vez, a Sandra conversou com o Tomas Awad, fundador, sócio e gestor da 3R. O que diferencia a gestora? Como funcionam os Fundos que estão disponíveis na plataforma da Órama? Confira as respostas no vídeo: