Melhores Fundos de Investimento 2019
Melhores Fundos de Investimento 2019
A pergunta é recorrente e, literalmente, valiosa: quais os melhores fundos de investimento para 2019? As respostas, ou seja, as recomendações dos especialistas podem ser muitas, dependendo, por exemplo, de perfil do investidor, faixa de renda e objetivos desejados pelos investidores. Você pode conferir a lista completa de fundos da Órama, aqui.
Neste post você vai encontrar o ranking dos melhores fundos de investimento em 2019. No entanto, para chegarmos ao futuro, vamos voltar algumas janelas no tempo e conhecer os melhores fundos de investimento dos últimos três anos.
Os rankings dos melhores fundos de investimento de 2016, 2017 e 2018, combinados com as perspectivas para inflação, câmbio e crescimento do país devem nos levar aos campeões de 2019. Ufa, dá trabalho, mas só assim vamos conseguir fazer uma projeção mais apurada e chegar a um ranking dos melhores fundos de investimentos 2019.
A análise do histórico dos fundos de investimento com melhor rentabilidade é uma ferramenta importante, mas não é a única para conhecer os melhores deste ano, que ainda tem muitos desafios pela frente.
Para saber qual o melhor fundo de investimento, é fundamental também perceber a conjuntura atual e fazer algumas projeções de cenários, que se alteram com o passar do tempo, com a divulgação dos indicadores e com o cenário político.
Vamos, então, à lista dos melhores fundos de investimento? E também dos melhores fundos por perfil de investidor, seja conservador, moderado ou arrojado? Vamos!
Fundos de ações
Em 2019, os fundos de ações no Brasil devem ficar novamente com as posições de destaque nos rankings de melhores fundos de investimento do ano. Se assim for, terá sido pelo quarto ano consecutivo, pois os fundos de ações se destacaram em 2016, quando o Ibovespa subiu 37%; em 2017, quando a alta foi de 26%; e em 2018, quando o principal indicador da Bolsa subiu 15%.
É importante destacar que, em 2019, a volatilidade deverá estar presente, por diversos motivos, entre os quais:
- Notícias envolvendo a família Bolsonaro
- Desenrolar das aprovações das reformas no Congresso
- Divulgação de dados econômicos no Brasil e no mundo
- Impasse comercial entre os EUA e a China
Coloque ainda na conta as surpresas que podem mudar tudo de repente. Em 2016, foi o impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Em 2017, houve o vazamento do áudio da conversa do então presidente Michel Temer com o executivo da JBS. E em 2018, a greve dos caminhoneiros.
Notícias, indicadores, conquistas e desacordos adicionados de imprevistos podem afetar o desempenho dos fundos de ações e, consequentemente, a lista dos melhores fundos de investimento.
Melhores fundos de investimento por perfil
No nosso eBook Cenários & Investimentos 2019, você confere não só os melhores fundos de investimento recomendados, como tem uma visão detalhada de nossos especialistas sobre a conjuntura político econômica e as aplicações financeiras.
Um critério fundamental é olhar uma lista dos melhores fundos de investimento de acordo com o seu perfil. Se você, por exemplo, não se sente confortável com as oscilações, mesmo sabendo que pode obter mais retornos, os fundos de ações tradicionais não são os mais recomendados para o seu perfil.
Assim, elaboramos a recomendação dos melhores fundos para investimento 2019 por perfil.
Os melhores fundos de investimento para perfil conservador:
- Angá Portfólio FIM
- CA Debêntures Incentiv FIC FIM C Priv
- Devant Solidus Cash FI RF C Priv
- Órama DI Tesouro Simples FI RF LP
- TG Liquidez I FI RF
Os melhores fundos de investimento para perfil moderado:
- Adam Macro Strategy II D60 FIC FIM
- AZ Quest Multi Max FIC FIM
- Vista Multiestratégia FIM
- Occam Retorno Absoluto FIC FIM
- Legacy FIC FIM
Os melhores fundos de investimento para perfil arrojado:
- Alaska Black II BDR Nível I FIC FIA
- Leblon Ações II FIC FIA
- Moat Capital FIC FIA
- Polo Long Bias FIM
- Versa Long Biased FIM
Composição de fundos de investimento por perfil
- Conservador
Os fundos de investimento de perfil conservador, em geral, possuem carteiras constituídas por títulos do Tesouro ou títulos privados (como CDB, LF e debêntures). Há também fundos que combinam esses diferentes títulos.
Nos últimos anos, com a queda da taxa Selic, mais fundos de renda fixa passaram a incluir ativos de crédito estruturado, como CRIs, CRAs, FIDCs ou fundos imobiliários (até o limite permitido em regulamento) para alcançar retornos acima do CDI.
- Moderado
As carteiras dos fundos de investimento perfil moderado são muito abrangentes com relação às classes de ativo nas quais podem investir. O patrimônio do fundo poderá estar diversificado em títulos de renda fixa e ações de vários países do mundo, em moedas ou em commodities. Ainda poderá fazer utilização de derivativos para proteção ou alavancagem.
Há uma grande diversidade de fundos de investimento com perfil moderado. As diferenças entre eles estão na filosofia de investimento e nas estratégias adotadas para se obter ganhos. Não há compromisso com nenhuma classe de ativo. As classes com maior peso na composição da carteira vão variar conforme a conjuntura econômica e as perspectivas macroeconômicas.
- Arrojado
Quando se trata de fundos de investimento de perfil arrojado, a maior parte das carteiras é composta por ações, brasileiras e/ou estrangeiras. Em geral, os derivativos também fazem parte da composição dos fundos de perfil arrojado.
Histórico dos melhores fundos de investimento
Como falamos lá em cima, o histórico dos melhores fundos de investimento é importante para “elegermos” quais os melhores fundos de investimento 2019. Mas, atenção, rentabilidade passada não é garantia de ganhos futuros.
Dito isso, vamos às listas dos melhores fundos de investimento de 2018, 2017 e 2016.
Melhores fundos de investimento 2018
A Selic permaneceu baixa durante todo o ano. Já o Ibovespa apresentou a maior valorização entre os ativos brasileiros. É o terceiro ano consecutivo de alta do índice. Em 2016, a alta foi de 38,9%; em 2017, de 26,9%; e em 2018, fechou com alta de 15%. Os fundos de ações apresentaram lucros expressivos.
Mesmo com a valorização do dólar frente ao real de 17,1%, não foi com fundo cambial que o investidor lucrou mais. Os fundos mais rentáveis em 2018 extraíram ganhos no mercado de ações. O Ibovespa valorizou 15%, porém há fundos que registraram altas superiores a 30%, isto é, quase cinco vezes o CDI, que foi de 6,42%.
O ano de 2018 foi de alta volatilidade, com tensões locais e globais, a exemplo das eleições presidenciais de outubro e a guerra comercial entre EUA e China.
Os preços dos ativos oscilaram bastante à luz dos acontecimentos políticos. No Brasil, um exemplo dessa sensibilidade foi a cotação do dólar, que disparou no período pré-eleitoral. Os gestores dos melhores fundos de investimento 2018 foram aqueles que souberam fazer os ajustes necessários, de acordo com os acontecimentos.
Entre os destaques, podemos citar as gestoras Alaska, Polo e Kapitalo.
Qual saber qual foi o melhor fundo de investimento de 2018? Clique aqui, que temos os fundos destaque do ano que passou.
Melhores fundos de investimento 2017
Embora 2017 tenha sido um dos períodos mais conturbados da nossa história econômica e política, foi um bom ano para as aplicações financeiras. O investidor que fez a lição de casa e diversificou conseguiu obter bons rendimentos e ganhos no ano. O CDI em 2017 variou 9,95% e o IMA-B+5, 12,8%.
No entanto, os maiores lucros foram alcançados com investimentos em ações. O Ibovespa valorizou 26,9% e fechou na marca de 72.607 pontos. Abaixo a tabela dos melhores fundos de investimento em 2017.
Melhores fundos em 2017
- Versa Long Biased FIM – 164.97
- Venture Value FIA – 112.06
- Alaska Black BDR Nível I FIC FIA – 74.62
- GTI Dimona Brasil FIA – 74.07
- Joule Value FIA – 62.97
- Real Investor FIA – 59.15
- Apex Baron USA All Caps Eqty USD FIA IE – 50.80
- Leblon Ações FIC FIA – 49.37
- Moat Capital FIC FIA – 45,59
- Fama FIC FIA – 45,03
Os juros baixos nos países desenvolvidos, a liquidez abundante e a recuperação econômica na Europa impulsionaram as bolsas naquele ano. O índice MSCI World, representativo das bolsas dos países desenvolvidos, subiu 20,1%.Em 2017, o mercado de ações global apresentou uma valorização excepcional. Nos EUA, o índice S&P500 subiu 19,4%,
Melhores fundos de investimento 2016
Em 2016, ganharam os investimentos com posições em ações e fundos de ações. O Ibovespa, índice de referência do mercado acionário brasileiro, valorizou 38,9%. A alta foi alcançada sob condições de extrema adversidade, isto é, após muito sobe e desce. Algumas empresas viram suas ações dobrar de preço, outras triplicar. No entanto, houve companhias amargando prejuízos com a desvalorização dos preços de suas ações.
Foi um ano bom para os investimentos em renda fixa, com retornos de dois dígitos. A Selic passou quase o ano todo de 2016 no patamar de 14,25%. O primeiro corte só ocorreu na reunião do Copom de outubro e foi de 0,25 ponto percentual. Em novembro, outro corte de mesmo tamanho, e a taxa básica de juros fechou o ano em 13,75% ao ano.
Os fundos multimercado tiveram comportamento misto. Alguns ganharam com os movimentos da curva de juros ou com as ações. Outros se apropriaram de ganhos com as distorções dos preços de moedas. O dólar desvalorizou 16,5%.
Melhores fundos em 2016
- Versa Long Biased FIM – 182.14
- Alaska Black BDR Nível I FIC FIA – 129.21
- Alaska Black BDR Nível I FIC FIA – 129.21
- GTI Dimona Brasil FIA – 90.55
- Flag FIC FIA – 88.89
- Moat Capital FIC FIA- 69.71
- Forpus Ações FIC FIA – 59.39
- Real Investor FIA – 58.61
- Fama FIC FIA – 55.24
- Vista FIA – 53.66
- Leblon Ações FIC FIA- 43.10
Qual o melhor fundo de investimento?
Com base nessas informações e recomendações, procuramos auxiliar, com este post, na escolha dos melhores fundos de investimento para 2019. Se, no entanto, ainda restou alguma dúvida, entre na nossa plataforma, onde comparadores e ferramentas de última geração ajudam na busca pelos melhores fundos de investimento, os mais adequados ao perfil e objetivos de cada um.