Nova safra de fundos de investimento que devem fechar em breve
Com a queda dos juros para o patamar de 6,5% ao ano, os investidores estão se mexendo, ajustando suas carteiras e buscando produtos diferenciados para compor a rentabilidade. Por isso, muitos fundos estão batendo em suas capacidades e fechando para novas captações.
Recentemente, dois fundos foram fechados na plataforma da ÓRAMA:
O Ibiuna Long Short STLS, um fundo long short neutro, ou seja, que obtém lucros comprando e vendendo ações, mas com uma baixa correlação com o mercado acionário brasileiro, e que tem como objetivo de rentabilidade superar o CDI. O fundo foi criado em 2013 e acumula 232% do CDI nos últimos 12 meses, até março.
E o Angá Portfólio, um fundo de renda fixa para render 120% do CDI ou mais. Sua carteira é composta por títulos público de baixo risco (LFT), 80% no mínimo, e o diferencial de rentabilidade é obtido pela aplicação em até 20% em FIDCs (fundos de direitos creditórios). Com meta de retorno de 120% do CDI, alcançou 141% no CDI nos últimos 12 meses, com base em março.
A lista dos fundos que fecharam desde o início do ano passado é extensa. Só para citar alguns que fecharam há pouco tempo: Credit Agricole Vitesse, Kapitalo Kappa, Adam Macro Strategy e Versa Long Biased.
Outros gestores já avisaram que devem fechar fundos em breve. Se você está pensando em investir, fique de olho. São eles:
A estratégia do Fundo é investir em cotas de FIDCs (fundos de direitos creditórios), principalmente aqueles sob gestão da própria Artesanal. O fundo tem superado 140% do CDI com consistência, desde o início em 2014. É um fundo para investidores qualificados, que complementa adequadamente a parcela de renda fixa da carteira.
Os resgates levam 90 dias.
Fundo Multimercado que se baseia em cenários macroeconômicos para capturar oportunidades nos mercados local e global de juros e inflação, moedas, ações e seus derivativos correspondentes.
Com histórico de mais de cinco anos, o Fundo é o carro-chefe da Bahia Asset, antiga BBM Investimentos. O retorno acumulado nos últimos 12 meses é de 260%.
O fechamento do Fundo já foi comunicado ao mercado e deve ocorrer em 30 de maio ou quando o patrimônio líquido atingir R$ 6 bilhões, o que ocorrer primeiro.
Aplicação indicada para investimentos de médio ou longo prazo, embora os resgates levem 30 dias.
Este é outro Fundo Multimercado que também se utiliza de cenários macroeconômicos para aplicar no mercado global de juros, moedas e ações, e extrair ganhos das distorções de preços dos ativos para alcançar resultados diferenciados para seus cotistas.
Com mais de cinco anos de histórico, este Fundo é a principal estratégia da Ibiuna Investimentos e registrou valorização de 258% do CDI nos últimos 12 meses.
Os resgates levam 30 dias, mas o Fundo é investimento de médio ou longo prazo.
Para finalizar, deixo apenas uma recomendação: verifique se o Fundo está de acordo com seu perfil e horizonte de investimento.