Tesouro EducA+: entenda como funciona o novo título do Tesouro Nacional
O Tesouro Direto, programa do Tesouro Nacional criado em parceria com a B3 para possibilitar a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, lançou uma nova opção de título: o Tesouro EducA+. O novo título chega com o objetivo de ajudar no planejamento dos estudos de um filho, neto, sobrinho, afilhado ou outra pessoa querida. Neste post, entenda como funciona o novo investimento Tesouro EducA+.
Entenda como funciona o novo Tesouro EducA+
Antes de mais nada, o novo Tesouro EducA+ funciona assim: o investidor contribui mensalmente durante alguns anos, o chamado período de acumulação. Desse modo, no ano escolhido, o contribuinte começa a receber o valor investido corrigido pela inflação e acrescido dos rendimentos, mensalmente, durante 5 anos.
Assim, o EducA+ é uma boa opção para garantir a educação de entes queridos. Isso porque com ele você pode juntar aquele dinheiro que vai render até o momento de pagar uma faculdade, intercâmbio ou curso especializado, por exemplo, com o valor mensal que você escolheu receber para isso.
Há diversas datas de vencimento disponíveis, de 2026 a 2065. Logo, até o ano escolhido, é possível acumular mais títulos e assim aumentar a renda mensal a ser recebida no futuro.
O Tesouro EducA+ protege seu poder de compra
Os títulos EducA+ são indexados ao IPCA, ou seja, o dinheiro que você aplicar vai acompanhar a inflação, protegendo seu poder de compra. Assim, você garante que vai poder pagar pela formação escolhida, mesmo que o preço dela varie por causa das mudanças econômicas.
Existe taxa para investir no Tesouro EducA+?
A Órama não cobra nada pra você investir no novo título. A taxa de custódia da B3 também é zero, com apenas duas exceções: caso o valor mensal obtido no futuro ultrapasse quatro salários mínimos ou caso você opte pela venda antecipada.
No primeiro cenário, a taxa é de 0,10% sobre o excedente. No entanto, no segundo, a taxa é cobrada conforme a tabela abaixo:
Já quanto ao Imposto de Renda, a tributação ocorre conforme os demais investimentos de renda fixa: diretamente na fonte, apenas sobre os rendimentos, de acordo com o prazo de resgate ou recebimento.
Liquidez do Tesouro EducA+
O EducA+ ainda tem liquidez diária, ou seja, você pode vender a qualquer momento pelo preço de mercado.
A exceção são os 60 primeiros dias após a compra (prazo de carência), nos quais precisa manter o título.
Por que investir no Tesouro EducA+?
Além das vantagens enumeradas acima, o Tesouro EducA+ conta com as outras vantagens comuns a todos os títulos do Tesouro Direto. É seguro, por contar com a garantia do Tesouro Nacional; é prático, com movimentações 100% digitais; é acessível, com investimentos a partir de aproximadamente R$ 30.
Vale lembrar que na Órama há a opção de cadastro para menores de idade. Ou seja, você pode abrir uma conta para o seu filho — ou outra pessoa querida — e já fazer o investimento especialmente para ele.
Como investir no Tesouro EducA+
Abra a conta gratuita do seu filho ou pessoa querida. Tudo o que você precisa saber pra fazer o cadastro está aqui.
Depois que estiver tudo pronto com a conta, é só escolher na lista de títulos disponíveis a opção que mais se adequa ao planejamento que você tem para ele ou ela.
Seja qual for perfil e objetivo, a Órama tem um Tesouro para você
Para garantir o futuro da educação de quem você ama: Tesouro EducA+.
Para montar sua reserva de emergência: Tesouro Selic.
Se prefere saber de cara quanto vai ganhar: Tesouro Prefixado.
Para ter uma renda extra no futuro: Tesouro RendA+.
Para se proteger da inflação e manter seu poder de compra: Tesouro IPCA.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que a gente te ajuda.