Para especialista em day trade, quem deseja investir na bolsa precisa ter disciplina e saber perder
Membro da Cooperativa do Trader diz que não se coloca limite para ganhar, mas investidor precisa definir seu ‘stop’ de perda; ‘Hora do Trader’, no perfil da Órama no Instagram, recebeu parceiros da plataforma para orientar sobre oportunidades no mercado.
Para investir na Bolsa de Valores, é preciso disciplina, informação, poder de negociação e, em particular, saber perder. A afirmação é do especialista em Day Trade Flávio Guerra, da Cooperativa do Trader. Ele conversou com Renata Lima, coordenadora da equipe Gold Traders da Órama, em uma live da série “Hora do Trader”, no perfil da plataforma no Instagram.
Cooperativa do Trader
A Cooperativa do Trader oferece cursos sobre Day Trade: um tipo de operação na Bolsa que consiste na compra e venda de ativos em um mesmo dia, a fim de alcançar o maior rendimento possível, aproveitando oscilações de curto prazo. Para Guerra, os conceitos básicos partem da negociação de compra e venda, para que os investidores consigam enxergar a movimentação dos ativos.
“Tentamos desmistificar a visualização do mercado. Quando começamos com os cursos, ninguém falava de negociação, que é a base do sistema capitalista do qual a Bolsa é o ápice. Um setup é uma regra pronta para operar, mas o pessoal morre na Bolsa porque não entende o metajogo e as nuances da negociação, nunca sabe quando deve comprar ou vender, e acaba se perdendo”, explica.
Trader precisa entender o momento certo para cada operação
Renata e Guerra concordam que o investidor pessoa física é pequeno perante os grandes players do mercado e, por isso, precisa saber os momentos para entrar ou para manter-se fora das negociações.
“Há quem entre sem informação, querendo competir com os bancos e os Fundos, que dominam as tecnologias e têm os melhores recursos humanos. Tem gente que acha que, se colocar um setup, pode comprar e vai dar certo”, analisa o especialista. “A pessoa que não se prepara e não tem barreira de entrada acha que, até a hora do almoço, já estará milionária, mas antes do jantar ela já faliu”, brinca.
Perder dinheiro do jeito certo
Nas palavras de Guerra, os cursos da Cooperativa do Trader ensinam como perder dinheiro. “Na Bolsa, você pode ganhar pouco, ganhar muito, perder pouco, perder muito ou empatar. O que queremos é que você saiba como não perder muito dinheiro”, diz. “Para ganhar, a nossa vontade é sempre infinita, mas e para perder? Por isso, você precisa aprender a definir o stop”, completa.
Para isso, um dos conceitos principais a ser compreendido pelos investidores é o de gerenciamento de risco. “Um profissional conta com estrutura de gestão de risco, um time que vai parar a operação caso aconteça alguma coisa ou haja indicação de uma grande perda. Já a pessoa física tem que usar as ferramentas disponíveis, como as travas de risco, para não negligenciar o seu dinheiro”, explica o especialista.
Gerenciamento de risco do trader
Renata relembra que a plataforma da Órama conta com gerenciamento de risco do trader, tanto para limite operacional como para perda diária. Segundo a coordenadora da equipe Gold Traders, o investidor começa a operar na Bolsa com intenção de alavancar seus ganhos, mas precisa ter a noção de que pode sofrer uma perda em grande escala.
A sugestão de Guerra para quem está começando é iniciar a operação com um ativo, para manter a disciplina e a atenção focada. “Se você não consegue controlar ansiedade, não é bom para negociar ou não consegue lidar com volatilidade, é melhor procurar um especialista ou uma corretora para investir por você”, finaliza.
A live “Hora do Trader” foi parte da programação especial da Órama durante a pandemia do coronavírus e está disponível no IGTV da Órama.