Reunião sobre a situação econômica brasileira e os últimos destaques
BRASIL EM FOCO
O corte da Selic descolou o desempenho da bolsa brasileira do cenário externo. Apesar da forte alta das empresas exportadoras, que se beneficiam da desvalorização do Real, o impacto do juros nas ações dos bancos pressionou o índice para baixo e com isso, o Ibovespa caiu 1,2%, a 78.118 pontos. O dólar PTAX era cotado na venda a R$ 5,8365, em alta de 2,98%. No mercado de juros, os contratos DI para janeiro de 2025 eram negociados à taxa de 6,54%, subindo 9 pontos base.
Bolsonaro, Paulo Guedes e alguns empresários foram ao STF expor ao chefe da Corte, o ministro Dias Toffoli, a gravidade da situação econômica. Bolsonaro voltou a falar que o efeito colateral do remédio não pode ser pior que a própria doença. O coordenador da Coalizão Indústria, Marco Polo de Mello Lopes, afirmou que a situação da indústria é extremamente grave e exige medidas urgentes, defendendo que a flexibilização já poderia ter ocorrido. Os empresário se comprometem com a observância de todos os procedimentos de proteção necessários, mas que a possibilidade de uma crise social por conta do desemprego pede uma reabertura imediata.
Paulo Guedes aproveitou o seu momento de fala para reafirmar a necessidade do funcionalismo público contribuir para a saída da crise voltando a defender o não reajuste dos salários. O ministro pediu que Bolsonaro vete o trecho da PLP 39/2020 que foi aprovado na quarta, pela Câmara. A Projeto de Lei faz parte do pacote de auxílio econômico aos estados e municípios que seria financiado pelo congelamento dos salários dos funcionários públicos por 18 meses. A economia, porém foi sendo desidratada ao passar pelo Congresso com a exclusão de algumas categorias. Bolsonaro confirmou que iria fazer o solicitado por Guedes. (YouTube)
Após o encontro com os empresários, Jair Bolsonaro, decretou que as atividades de construção civil e industriais também são essenciais em meio à pandemia do novo coronavírus. Na prática, porém, os decretos presidenciais não são uma liberação automática para esses setores pois estados e municípios, por decisão do STF, podem estabelecer suas próprias regras quanto a condução da quarentena. (G1)
O Brasil registrou mais 610 novas mortes por coronavírus registradas em um dia. O número total de mortes chegou a 9.146 e os casos confirmados ultrapassaram os 135.106. (Painel Coronavírus)
OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL
Mesmo com os dados alarmantes do desemprego nos EUA, o otimismo em relação a reabertura econômica impulsionou os índices e o S&P 500 subiu 1,15%, a 2.881,19 pontos.
O destaque positivo vai o Nasdaq que apagou as perdas no ano com o desempenho das ações de tecnologia como Apple, Microsoft, Amazon, Netflix e Zoom. Essas são vistas como podendo emergir da crise melhores do que entraram. Na ponta das empresas que não estão se saindo tão bem nesse momento de pandemia temos Uber e Lyft que na divulgação de resultados apresentaram que a demanda por seus serviços de transporte caiu mais de 75% no final de março, quando a quarentena nos EUA ficou mais acirrada. (The New York Times)
O número de americanos que solicitaram o auxílio-desemprego na última semana foi de 3,17 milhões. Isso elevou o total de sete semanas para cerca de 33,5 milhões de pedidos. (Bloomberg)
A confiança do consumidor no Reino Unido teve um leve aumentou no final de abril, mas permaneceu perto dos níveis mais baixos já registrados. A GfK, empresa de pesquisas de opinião, agora publica o índice de confiança do consumidor a cada duas semanas e o último dado é que houve um aumentou para -33 no período de 20 a 26 de abril, comparado com o valor de -34 na primeira metade do mês. A menor leitura de GfK é de -39 registrada em julho de 2008 no início da crise financeira global. (Reuters)
Após contato telefônico entre o vice-premiê da China Liu He, o Representante de Comércio dos EUA Robert Lighthizer e Secretário do Tesouro Steven Mnuchin, uma nota foi divulgada afirmando que ambos os lados concordam que estão progredindo e que os compromissos firmados da primeira fase do acordo comercial serão executados. Os comentários são um sinal de apaziguamento na relação entre as duas potências, depois das acusações sobre o coronavírus. (Bloomberg)
No mundo, o número de infectados está em 3.836.215 com e 268.999 mortes. Nos EUA, 1.254.740 pessoas tiveram seus diagnósticos confirmados e o número de óbitos ultrapassou os 75 mil. (Johns Hopkins)
Fechando a semana, as bolsas na Ásia registraram alta, com destaque para o índice do Japão Nikkei a 2,56%. Na Europa, os índices avançam em torno de 1%. Os futuros das bolsas de Nova York apontam para um dia positivo.
RESUMO DOS MERCADOS
Dólar PTAX | R$ 5,8365 | + 2,98% |
DI Fut Jan/25 | 6,54% | + 9 bps |
Ibovespa | 78.118 pts | – 1,20% |
S&P 500 | 2.881 pts | + 1,15% |