Risco e volatilidade maiores também significam oportunidades, avalia gestor de Fundos
Em conversa com Sandra Blanco, estrategista chefe da Órama, Duda Rocha, sócio da Occam Brasil, revela estratégias da gestora e aponta momento positivo para investimentos na Bolsa e em Previdência Privada.
O cenário atual ainda é de volatilidade, o que significa que os retornos são ajustados aos riscos. Essa é a análise de Duda Rocha, sócio da Occam Brasil, convidado da estrategista chefe da Órama, Sandra Blanco, em live no perfil da plataforma no Instagram. Segundo Rocha, a recomendação principal é que o investidor entenda os riscos e faça suas aplicações com responsabilidade.
“Aparentemente, não será tão fácil ganhar dinheiro agora como foi até janeiro. Temos uma volatilidade maior. Por outro lado, o potencial de valorização aumentou. É um bom momento para entrar na Bolsa e para investir em Previdência Privada”, aponta.
O especialista comenta que a gestora já enxergava os possíveis reflexos da Covid-19 assim que as primeiras notícias sobre o novo vírus surgiram ainda no início do ano. Segundo Rocha, a Occam Brasil tomou decisões de baixar posições no exterior e também vender posições no Brasil. “Os mercados emergentes costumam sofrer mais em crises assim. Estamos voltando a comprar agora, de forma protegida”.
O sócio da Occam Brasil diz que as equipes estão trabalhando na gestão de risco, em função da incerteza quanto à duração do lockdown e da recuperação da economia após os momentos mais críticos da pandemia.
Para Rocha, o investidor não pode deixar de incluir os Fundos Multimercado em sua carteira, especialmente para um horizonte de um a dois anos. “A história do Brasil é estar sempre entre os melhores na América Latina. Os países continentais e com mercado interno maior vão se sair melhor ao final dessa crise”, aponta.
Na Órama, os Fundos Occam Equity Hedge e Occam Retorno Absoluto estão disponíveis para os investidores — o segundo por tempo limitado. “São Fundos de mais volatilidade. São ideais para quem procura um retorno maior e tem capacidade de aguentar o risco”, finaliza.
Rocha foi um dos convidados recentes da programação especial preparada pela Órama durante a quarentena, com análises sobre os impactos do novo coronavírus no mercado e na economia em geral, em forma de textos e transmissões diárias.
Como parte da programação exclusiva, o blog da Órama disponibiliza por completo um curso de educação financeira. Todos os dias, às 10h, é publicado no portal o “Panorama Diário”, com as principais notícias do Brasil e do mundo.
No perfil do Instagram, a programação de lives continua, com diversos convidados e especialistas da plataforma.
Programação
Instagram @oramainvestimentos
Quinta-feira (16/04):
12h – “Hora do Trader”: Renata Lima, do time de Gold Traders da Órama, recebe o pessoal da Trade Machine.
18h30 – Live com Sandra Blanco e Werner Mueller Roger, da Trígono Investimentos.
Sexta-feira (17/04):
18h30 – Live com Alexandre Espirito Santo e Hugo Azevedo: os últimos acontecimentos do mercado de Ações.
Segunda a sexta-feira:
10h – “Panorama Diário”: as principais notícias do Brasil e do mundo.
Terça-feira (14/04):
12h – Podcast com o psicólogo financeiro Celso Sant’ Ana sobre ansiedade e suas implicações no mercado.