30% dos recursos obtidos pela cessão onerosa do pré-sal são liberados e os últimos destaques
BRASIL EM FOCO
As incertezas que pairam sobre o possível acordo comercial entre China e EUA e a espera pela continuidade da agenda de reformas no Brasil pressionaram os ativos da bolsa para baixo e o Ibovespa teve forte queda, de 1,93%, fechando aos 100.572 pontos. O dólar comercial subiu 1,17%, sendo negociado a R$ 4,1034. Às 16h, no fim da sessão regular, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 foi de 6,58% para 6,63%.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) refez as projeções para 2019. Houve uma redução na estimativa de crescimento de produção de 9,02% para 2,1%. Em relação às vendas internas, houve redução de projeção de crescimento de 11,45% para 9,1%. Já nas exportações, a Anfavea prevê agora uma queda maior do que calculava no início do ano. O índice de queda esperado foi de 6,20% para 33,2%. (Valor)
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou na segunda (07/10) que é consenso que 30% dos recursos obtidos pela cessão onerosa do pré-sal serão compartilhados entre Estados e municípios. Contudo, como esse montante será divido é o que deve ser costurado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. (Poder 360)
OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL
Os principais índices acionários de Nova York fecharam o pregão de segunda em queda, com a indefinição sobre a nova rodada de negociações comerciais entre EUA e China. O S&P 500 recuou 0,45%, a 2.938,79 pontos.
Os EUA mudaram sua política em relação aos curdos. Durante a guerra americana contra o Estado Islâmico, Donald Trump usou o apoio da milícia curda na região do norte da síria. Contudo, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan conseguiu, na noite de domingo, a aprovação diretamente de Trump para lançar uma nova incursão na Síria sem a interferência das forças americanas na região (El País). A segunda-feira começou com críticas, inclusive de aliados de Trump, que voltou atrás e publicou no Twitter que “se a Turquia fizer algo que, em minha grande e inigualável sabedoria, considere estar fora dos limites, destruirei e obliterarei totalmente a Economia da Turquia (já fiz isso antes!)“
Nesta manhã, os mercados na China voltam a operar após longa semana de feriado e as bolsas fecham em leve alta. Os índices do Japão fecham em alta de quase 1%, enquanto na Europa recuam mais de 1%. Os futuros dos índices das bolsas americanas apontam para mais um dia de queda.
RESUMO DOS MERCADOS
Dólar Comercial | R$ 4,1034 | 1,17% |
DI Fut Jan/25 | 6,63% | 5 bps |
Ibovespa | 100.572 pts | – 1,93% |
S&P 500 | 2.938,79 pts | – 0,45% |
O economista da Órama, Alexandre Espírito Santo, e a nossa estrategista-chefe Sandra Blanco comentam no Panorama Mensal como foi o fechamento de setembro. Fique por dentro de tudo que aconteceu de mais importante no mês passado e quais são as perspectivas do para outubro.
https://www.youtube.com/watch?v=3advrSw-dEA
GOSTARIA DE SABER ,QUAL O VALOR SUFICIENTE PARA PODER COMEÇAR AS APLICAÇÕES,POR EXEMPLO 100.00 REAIS DA PRA COMEÇAR ,E TAMBÉM POSSO FAZER DUAS APLICAÇÕES.
Oi, Marcia. Tudo bem? Aqui na Órama você pode começar a investir com a partir de 100 reais em fundos de investimentos e com 30 reais no Tesouro Direto. Além disso, você pode realizar novos aportes quando desejar. Para conhecer melhor nossos investimentos, basta acessar o link a seguir: https://orama-develop.go-vip.net/main-site/investimentos . Esperamos ter sanado a sua dúvida e estamos à disposição.