65,1% das famílias brasileiras estão com dívidas e os últimos destaques
BRASIL EM FOCO
No Brasil, os mercados reagiram à resposta positiva da bolsa em Nova York e a sexta-feira registrou uma firme alta de 1,02% do Ibovespa que fechou aos 102.551 pontos. Na semana, contudo, o índice acumulou queda de 2,4%. O dólar comercial encerrou em baixa de 0,78% na sexta-feira, cotado a R$ 4,0558. Nos últimos cinco pregões, a queda acumulada foi de 2,40%, o maior tombo desde de janeiro. O DI para janeiro de 2025 recuou de 6,61% para 6,59%.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) anunciou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) que, pelo nono mês consecutivo, o indicador que mede o endividamento dos brasileiros subiu: 65,1% das famílias relataram ter dívidas. Esse foi o maior resultado desde julho de 2013 e o terceiro maior patamar da série histórica. (CNC)
A Lei nº 13.879, que altera o marco legal do setor de telecomunicação, foi sancionada sem vetos. O principal objetivo da nova lei é permitir a conversão dos contratos de concessão em autorização. O contrato de autorização dispensa a realização de concorrência pública e poderá ser revogado pelo governo a qualquer momento. (Valor)
Na quinta-feira (03/10), o governo brasileiro chegou a um acordo com o Congresso para restringir o prazo das importações de etanol americano. A impressa dos EUA está cobrindo esse acordo como uma vitória para o Brasil e uma derrota para os agricultores americanos. Os embarques com tarifa zero para a região nordeste do Brasil, destino de cerca de 80% das cargas dos EUA, serão limitados à chamada baixa temporada dos moleiros da região, de março a agosto. A questão, porém, é que a entressafra no Nordeste é o período de maior produção no Centro-Sul do país. A última região é a maior área produtora de biocombustível do Brasil, e amplas ofertas durante março-agosto mantêm os preços sazonalmente mais baixos, provavelmente tornando-os mais competitivos no Nordeste do que os embarques dos EUA. (Bloomberg)
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), indicou neste domingo (06/10) que um novo texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da cessão onerosa deve ser construído, contemplando os Estados com 15% do que for arrecadado com o megaleilão do pré-sal e outros 15% para os municípios. (Valor)
Em entrevista no fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro reafirmou que não interfere na pauta econômica, que, de vez em quando, faz sugestões transmitindo ao ministro o desejo da população. “A economia é 100% com Guedes”. (O Estado)
OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL
A geração de empregos nos EUA amenizou, por enquanto, os cenários mais pessimistas em relação à proximidade de uma recessão nos EUA; os mercados em Nova York reagiram bem, com altas consistentes. O S&P 500 subiu 1,42%, para 2.952,01 pontos, Na semana, contudo, os ganhos de sexta não foram suficientes e o índice terminou acumulando queda de 0,33%.
De acordo com dados divulgados na sexta-feira (04/10) pelo Departamento do Trabalho dos EUA, o país criou 136 mil vagas em setembro. A taxa de desemprego caiu para 3,5%, registrando o menor nível desde dezembro de 1969. O dado de criação de vagas ficou abaixo do esperado pelos economistas consultados por “Wall Street Journal”, de 145 mil, mas a leitura de agosto foi revisada para cima, a 168 mil vagas, de 130 mil da que foi divulgada inicialmente. Apesar da desaceleração na geração de vagas, a regularidade das contratações nos EUA deve ajudar a abrandar as preocupações de que a economia americana esteja próxima de uma potencial recessão. (Valor)
O discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, na tarde de sexta, não deu muitos direcionamentos em relação à política monetária, mas enfatizou que a taxa de desemprego está na mínima de meio século, que a inflação está próxima da meta e que, apesar de alguns riscos, a economia dos EUA continua em uma boa situação.
Nesta semana, os mercados aguardam os sinais na divulgação da ata do Fed e a da nova rodada de conversas entre EUA e China. Os mercados hoje operam sem direção definida. Leve queda no Japão, enquanto, na China, os mercados permanecem fechados por ocasião dos feriados. Na Europa, as bolsas operam em leva alta e o viés dos futuros dos índices de Wall Street é de queda.
RESUMO DOS MERCADOS
Dólar Comercial | R$ 4,0558 | – 0,78% |
DI Fut Jan/25 | 6,59% | – 2 bps |
Ibovespa | 102.551 pts | 1,02% |
S&P 500 | 2.9252,01 pts | 1,42% |
ÓRAMA NAS MÍDIAS
A nossa estrategista-chefe, Sandra Blanco, apresenta mais um “Bate-Papo com Gestor”. Dessa vez, ela conversou com o Flavio Kac, sócio da Polo Capital e gestor do fundo Polo Long Bias, sobre estratégias de investimento, desempenho do fundo nos últimos períodos e quais as perspectivas para os investidores. Confira!