Câmara aprova nova Lei de Abuso de Autoridade e últimos destaques
BRASIL EM FOCO
Com a tensão do cenário internacional ainda em pauta, o Ibovespa terminou o pregão em baixa de 1,20%, aos 99.057 pontos. O dólar caiu 1,21%, aos R$ 3,9896. e os contratos futuros de DI janeiro/2025 recuaram pouco, quase na estabilidade, a 6,94%
O calendário de tramitação da reforma da Previdência no Senado foi ajustado. A data para que o texto seja votado em 2º turno foi atrasada em 8 dias. A matéria deve estar pronta para ir à sanção presidencial em 10 de outubro. (Poder 360)
A Câmara aprovou, na noite de quarta-feira, um projeto de lei que estipula novas regras para definir o que é abuso de autoridade e como essa prática deve ser punida. O projeto, que já havia sido aprovado no Senado em abril de 2017, segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, que tem o poder de vetar o texto parcial ou integralmente. (Nexo) A #VETABOLSONARO foi tranding topic no Twitter com quase 190 mil tweets.
Durante palestra na 20° Conferência Anual Santander em São Paulo, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que se a chapa da ex-presidente Cristina Kirchner vencer na Argentina e decidir fechar a economia do país, que o Brasil sai do Mercosul. ““Se a Kirchner quiser fechar? Se quiser fechar, a gente sai do Mercosul. E se quiser abrir? Então vou dizer bem-vinda moça, senta aí” (Poder 360)
A Anajure é a Associação Nacional de Juristas Evangélicos e foi fundada pela ministra Damares Alves em 2012. Hoje contam com cerca de 700 membros e entre os objetivos está o de “defender as liberdades civis fundamentais”, o de “constituir-se como uma entidade de auxílio e defesa administrativa e jurisdicional das igrejas e denominações evangélicas, em especial, nos casos de violação dos direitos fundamentais de liberdade religiosa e de expressão”. Um dos juristas que participou de eventos dessa Associação foi o Ministro Sérgio Moro. (El País)
Um Decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Paulo Guedes, foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União e reduziu as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para videogames, acessórios dos consoles e suas partes. (Poder 360)
OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL
Mesmo com as declarações polêmicas de Trump, que jogaram mais lenha nas tensões com a China, o S&P 500 subiu 0,25%, para 2.847,60 pontos, sustentado por ações defensivas, em especial, de consumo básico, serviços de utilidade pública e do mercado imobiliário.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que “tem ZERO dúvidas” de que o presidente chinês, Xi Jinping, poderia acabar com a agitação em Hong Kong se encontrar pessoalmente com os manifestantes. (Twitter)
Em resposta a essa mensagem, o Ministério do Exterior da China manifestou em nota pedindo que os EUA não venham a interferir em questões domésticas da China. (Valor)
No aniversario de 45 anos de relação diplomática entre China e Brasil, os presidentes Jair Bolsonaro e XI Jinping trocaram mensagens destacando o papel das boas relações entre os países em desenvolvimento e que os laços comerciais e de investimentos trazem benefícios mútuos. (Xinhua)
Nesta manhã, último dia de uma semana de alta volatilidade, as bolsas operam em alta na Ásia e na Europa. Os futuros das bolsas de Wall Street avançam 1%.
RESUMO DOS MERCADOS
Dólar Comercial | R$ 3,9896 | -1,21% |
DI Fut Jan/25 | 6,94% | -1 bps |
Ibovespa99 | 99.057 pts | -1,20% |
S&P500 | 2.847 pts | 0,25% |