Copom iniciou a reunião que determinará a taxa Selic e os últimos destaques
BRASIL
O Ibovespa encerrou com valorização de 1,82%, a 99.404 pontos. O dólar recuou, negociado a R$ 3,86.
Destacaram-se as altas da Petrobras (1,53%) e da Vale (3,59%), impulsionadas pela valorização do petróleo e do minério de ferro, respectivamente.
A comissão especial na Câmara dos Deputados começou a discutir o relatório da reforma da Previdência. O relator Samuel Moreira afirmou que o texto ainda poderá sofrer alterações, mas a estratégia é acelerar o processo para votar já na próxima semana.
Bolsonaro fez dois apelos à Câmara. O primeiro é que aprovem a proposta de reforma da Previdência da forma que foi enviada pelo governo ao Congresso e que não deixem morrer os decretos sobre armas editados por ele. Por maioria, o Senado votou pela derrubada do decreto presidencial que facilita o posse e porte de armas no país.
O Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou a reunião que determinará a taxa Selic, a taxa básica de juro da economia. A decisão sairá hoje no fim do dia e é esperado que a taxa seja mantida em 6,5% ao ano.
Hoje também, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado ouvirá o ministro Sérgio Moro prestar esclarecimentos sobre as mensagens trocadas com o procurador Deltan Dallagnol. O Senado aprovou o convite a este último, para também se explicar na comissão.
INTERNACIONAL
O índice Stoxx Europe 600 fechou em alta de 1,67%
O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, deu indicação que poderá afrouxar a política monetária da zona do Euro, ou seja, reduzir ainda mais o juro, se a inflação não subir. Draghi sinalizou que nas próximas semanas vai deliberar sobre instrumentos para estimular a economia, ao contrário do que propôs recentemente.
As bolsas americanas também fecharam em alta. O S&P500 subiu 0,97% e o Nasdaq, 1,4%
Trump criticou a declaração de Draghi afirmando que a sinalização resultou manipulação desleal do euro, que caiu frente o dólar, “tornando injustamente mais fácil a competição deles com os EUA”. Em resposta, Draghi disse que o BCE não tem a taxa de câmbio como meta, mas, sim, induzir a inflação
Trump também escreveu em seu Twitter que teve uma “conversa muito boa”, com o presidente da China, Xi Jinping, e afirmou que os dois se reunirão paralelamente ao encontro do G-20, na próxima semana.
Os cinco principais candidatos para a liderança do partido conservador britânico se enfrentaram em debate num programa de televisão. O favorito, Boris Johnson, recusou reafirmar que está preparado para permitir que o Reino Unido deixe a União Europeia sem um acordo em outubro. Disse, no entanto, que é possível, dado o prazo. Apenas dois candidatos restarão na batalha.
Nesta manhã, as bolsas sobem na Ásia e na Europa e os futuros estão sem direção definida.
Dólar | R$ 3,860 | -0,73% |
DI Fut Jan/25 | 7,52% | +0 pbs |
Ibovespa | 99.404 pts | +1,82% |
S&P500 | 2.917 pts | +0,97% |
Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik