Debate sobre a reforma da Previdência começa hoje e os últimos destaques
BRASIL
O Ibovespa, que fechou em queda de 0,43%.
Após o fechamento do mercado, o nome de Gustavo Montezano foi confirmado para substituir Joaquim Levy na presidência do BNDES. Montezano foi sócio do BTG, responsável pela divisão de crédito corporativo e estruturados, em São Paulo, e é o atual Secretário Especial Adjunto de privatização e desestatização. Espera-se que o novo presidente devolva os recursos emprestados ao Tesouro, abra a tal caixa-preta, informando sobre os investimentos na Venezuela e Cuba, e também invista em infraestrutura e saneamento e ajude a reestruturar estados e municípios.
Joaquim Levy será ouvido na CPI que investiga supostas irregularidades no BNDES.
Os deputados começam a debater hoje na Comissão Especial o parecer do relatório da reforma da Previdência apresentado pelo relator Samuel Moreira. Mais de 140 deputados estão inscritos para falar e os debates deverão se estender até a sessão de amanhã. Por causa do feriado, a votação na comissão ficará para semana que vem.
O governo ainda não desistiu do regime de capitalização. E a inclusão dos estados e municípios também está na pauta.
A pesquisa Focus, que é realizada semanalmente com profissionais do mercado, registrou a 16ª queda consecutiva na projeção de crescimento da economia. A previsão agora foi reduzida de 1,00% para 0,93%.
Sérgio Moro, esteve em São Paulo para gravar uma entrevista para o programa do SBT. A participação de Moro foi acertada no mês passado, quando a ideia era que ele falasse sobre o pacote anticrime. Mesmo assim, diante da crise após a série de reportagens do site The Intercept Brasil, o ministro decidiu manter a agenda e aproveitar a exposição em um programa popular. O programa será exibido hoje. Na quarta-feira, o ministro se apresentará no Senado.
Começa hoje a reunião do Copom.
INTERNACIONAL
As bolsas americanas fecharam em alta. O S&P500 apresentou ligeira valorização de 0,09%.
O índice de atividade industrial Empire State, da região do Fed de NY, registrou, em junho, a maior variação negativa de que se tem registro, em queda de 26,4 pontos, a -8,6, a primeira contração em mais de dois anos, de acordo com dados divulgados pelo Fed.
A China pediu para a Organização Mundial do Comércio (OMC) suspender a investigação sobre o status de economia de mercado. A decisão chinesa de suspender o contencioso na OMC ocorre dias depois de vazamento de informações de que Pequim teria perdido a disputa aberta contra os EUA e a União Europeia (UE) e os países poderiam continuar a usar uma metodologia flexível para sobretaxar produtos chineses.
O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Shamkhani, disse que o Irã é capaz de garantir a segurança no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz e pediu que as forças dos Estados Unidos se retirem da região.
O Facebook anunciou sua entrada no mundo financeiro. O projeto Libra não será apenas um meio de pagamento, mas uma criptomoeda nos moldes da Bitcoin e baseada em tecnologia blockchain. Porém, somente os membros do grupo poderão minerar a moeda.
Nesta manhã, a bolsa cai no Japão, mas na China e na Europa as bolsa operam em alta e os futuros americanos abriram com viés de alta.
Dólar | R$ 3,889 | -0,19% |
DI Fut Jan/25 | 7,52% | +4 pbs |
Ibovespa | 97.623 pts | -0,43% |
S&P500 | 2.889 pts | +0,09% |
Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik