Produção nacional de petróleo cresce 1,7% e os últimos destaques
BRASIL
O Ibovespa fechou o primeiro pregão do mês com leve queda de 0,01%, acima dos 97 mil pontos.
Um fator que pressionou o índice foi a indefinição sobre a medida provisória (MP) 871, que combate fraudes do INSS. Somente minutos antes do fechamento do mercado foi anunciado que governo e oposição haviam fechado acordo para aprovar a MP, sem muito tempo para a reação dos investidores. A medida é considerada pelo governo uma base para reforma da Previdência, pois reavalia uma série de benefícios de natureza previdenciária, assistencial, trabalhista e tributária.
Já a MP do novo marco regulatório do setor de saneamento caducou. Porém, o Senado decidiu dar urgência ao projeto que trata da mesma pauta.
A Petrobras sustentou a alta do Ibovespa ao longo do dia. O preço do petróleo avançou e a empresa divulgou ter colocado à venda dois campos terrestres na Bahia, em mais uma etapa do seu programa de desinvestimento.
No campo negativo, os destaques foram as ações de empresas frigoríficas. O setor sofreu nesta segunda-feira por causa da suspensão das exportações de carne bovina do Brasil com a China, devido a um caso atípico do “mal da vaca louca”.
Na pesquisa semanal Focus, a mediana das projeções do mercado para o crescimento da economia no ano caíram novamente de 1,235% para 1,13%. Na semana o IBGE divulgou que o PIB recuou 0,2%. Esse dado ficou em consonância com a expectativa do mercado.
Outro dado importante foi o de produção nacional de petróleo, que cresceu 1,7% em abril, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP).
O dólar recuou 0,95% e fechou o dia negociado a R$ 3,887.
INTERNACIONAL
Os índices acionários americanos fecharam mais um dia em queda, influenciados principalmente pelo recuo nas ações de tecnologia, por temor a sindicâncias no setor. Ao que parece, o Departamento de Justiça está preparando uma investigação antitruste na Google. As ações da Alphabet, Amazon e Facebook caíram mais de 7%, após relatos que essas companhias estão sendo averiguadas pela Comissão de Comércio Federal. O índice Nasdaq registrou queda de 1,61%.
O S&P500 fechou em baixa de 0,28%.
As bolsas europeias fecharam em alta, devolvendo uma pequena parte das perdas acentuadas da semana passada. O índice Euro Stoxx 50 subiu 0,60%.
O governo da China afirmou que está disposto a trabalhar com os EUA para acabar com a escalada da guerra comercial, mas culpou o governo do presidente Donald Trump pelo colapso nas negociações e que não cederá sob pressão.
O índice de gerentes de compra do setor industrial nos EUA (PMI) caiu para 50,5 em maio, ante 52,6 em abril, sendo o mais baixo nível desde setembro de 2009. O indicador sinaliza as mudanças na taxa de produção industrial. – Para valores acima de 50, as taxas de produção industrial estão avançando, abaixo de 50, há indícios de desaceleração.
Nesta manhã, as bolsas asiáticas operam em queda. Na Europa, o mercado registra o segundo dia de alta na semana. Os índices das bolsas dos EUA abriram em alta. O rendimento dos títulos do Tesouro americano de 10 anos está sendo negociado abaixo de 2,10%.
Dólar | R$ 3,88 | -0,94% |
DI Fut Jan/25 | 7,89% | -24 pbs |
Ibovespa | 97.020 pts | -0,01% |
S&P500 | 2.744 pts | -0,28% |
Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik