Pazes entre Rodrigo Maia e Paulo Guedes e os destaques do dia 28/03
BRASIL
No Brasil, o principal índice de preços da bolsa, o Ibovespa, subiu 2,70%, voltando para 94.388,94 pontos. O principal fator pela valorização foi a aparente pacificação política envolvendo Paulo Guedes, Rodrigo Maia e Bolsonaro. Os dois primeiros almoçaram juntos ontem, para discutir pontos da Previdência.
O DI futuro com vencimento para janeiro de 2025 (DI1F25) teve a maior queda diária desde outubro de 2018 e terminou o dia sendo negociado a 8,76%, 32 pbs a menos que o do fechamento de ontem.
No Congresso, a prioridade continua sendo a reforma da Previdência. O presidente do CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Felipe Francischini, anunciou Marcelo Freitas, do PSL-MG, como relator da reforma na casa. O parecer da admissibilidade deverá ser apresentado em 17 de abril.
Bolsonaro, em Live nas mídias sociais, disse que conta com todos os deputados e senadores para que a reforma não somente seja aprovada, mas que também seja ajustada da melhor maneira possível. O presidente está tentando amenizar as trocas de farpas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
O Banco Central divulgou o Relatório Trimestral de Inflação e revisou estimativa do crescimento do PIB em 2019 para baixo, de 2,4% para 2%. A tragédia em Brumadinho, a redução da safra agrícola, o ritmo da recuperação e também o ambiente externo desafiador pesaram na nova previsão. A expectativa para a inflação permanece inalterada em 3,9%
Hoje o IBGE divulgará a taxa de desemprego, a qual está em 12%. Espera-se que o número de desempregados não sofra grande variação, continuando em torno desse patamar. Caso contrário, o mercado pode entender como negativo, podendo assim ter movimentos refletidos na bolsa.
EUA
No mercado americano, o S&P500 teve performance positiva de 0,36%, a 2.815,44 pontos. O índice Dow Jones também teve a mesma variação, chegando a 25.717,46 pontos. Já a Nasdaq100, teve valorização de 0,17%, a 7.320,47 pontos.
O índice de Commodities abriu o dia trabalhando com tendência baixista, puxado pelo petróleo. O CRB Commodity Index abriu a -0,34%.
O dólar fechou o terceiro dia consecutivo apresentando valorização frente às outras moedas internacionais. Ontem o DXY Index teve alta de 0,44%, acumulando 0,61% na semana.
Hoje o Secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin anunciou que as conversas foram construtivas e que as negociações foram concluídas. Uma grande temerosidade do Governo americano era a discrepância da tradução do documento da versão americana para a chinesa, contudo as duas partes se entenderam e agora o próximo passo é apresentar as propostas aos Presidentes, Donald Trump no caso dos EUA e Xi Jinping no caso da China.
O PIB trimestral norte americano foi divulgado e o resultado foi positivo, contudo abaixo do esperado. O Produto Interno Bruto teve alta de 2,2%, mas havia um consenso entre as autoridades econômicas de que este número seria de 2,4%.
Hoje o mercado americano espera o discurso de John C. Williams, CEO do FED de Nova Iorque.
EUROPA
O principal índice do bloco econômico, EuroStoxx50 manteve-se de lado com variação de 0,05%, no patamar de 3.320,00 pontos. O FTSE100, principal índice da bolsa britânica, apresentou valorização de 0,56%, a 7.234,33 pontos. Já o DAX30, índice alemão, ficou estável, pelo segundo dia seguido, dessa vez com variação leve de 0,08%, continuando na casa dos 11.428,00 pontos.
Na Alemanha, a taxa de desemprego foi divulgada pelo Escritório Federal de Estatística Alemão, a uma taxa de 4,9% de desempregados. A variação foi de 7 mil desempregados a menos, contudo, o governo alemão tinha uma projeção de 10 mil.
No Reino Unido além das divulgações de dados econômicos, os olhos se inclinam para o desenrolar do Brexit. O PIB trimestral britânico teve crescimento de 0,2%, conforme esperado.
Hoje é dia 29 de março o Brexit não ocorreu. O Parlamento britânico vai votar novamente o acordo costurado pela primeira-ministra Theresa May, mas somente a parte que já foi reprovada duas vezes. Se o acordo parcial for aprovado, a UE vai estender o prazo para 22 de maio.
CHINA
Os mercados nas China se animaram com os comentários do Secretário do Tesouro Steve Mnuchin sobre o andamento da conversas entre americanos e chineses e o Índice Shanghai Composite subiu 3.2%.
Dólar | R$ 3,92 | -0,94% |
DI Fut Jan/25 | 8,76% | -32 pbs |
Ibovespa | 94.388pts | +2,70% |
S&P500 | 2.815pts | +0,36% |
Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik