Análise Semanal pela Flag Asset 16/07 a 20/07
O FLAG FIC FIM apresentou rentabilidade de 0,83% na semana passada, com ganhos no mercado de renda variável e de juros domésticos. A rentabilidade acumulada em julho está em 1,13% (306% do CDI) e, no ano, é de 1,72% (48% do CDI).
▪ Comentários
No cenário local, o noticiário político voltou a ganhar relevância. A aproximação entre os partidos de centro (PP, DEM, PR, PRB e Solidariedade) e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, representaram uma vitória do exgovernador de São Paulo. No campo da inflação, o IPCA-15 de julho mostrou variação mensal de 0,64%, abaixo do esperado pelo mercado, ainda refletindo os efeitos da greve dos caminhoneiros. No ambiente global, apesar do crescimento do PIB chinês de 6,7% no segundo trimestre, as preocupações com o processo de desalavancagem da economia asiática trouxeram incertezas sobre a atividade global.
Nos mercados externos, uma nova rodada de afrouxamento monetário da China somada às desconfianças com o ritmo de crescimento futuro do país, levou a uma depreciação do Yuan (-1%) e de outras moedas asiáticas. Já o dollar index desvalorizou 0,2%, com destaque para a apreciação de 0,9% do iene. O S&P 500 ficou estável na semana, enquanto a taxa da treasury de 10 anos passou de 2,83% para 2,89%.
Os ativos domésticos tiveram bom desempenho, reagindo à perspectiva de formação de uma aliança entre os partidos de centro com o candidato do PSDB. O Ibovespa valorizou 2,6% na semana, o real apreciou 2,2% e a curva de juros apresentou deslocamento para baixo, impactada também pela inflação mais baixa do que o esperado. O DI Jan/20 recuou de 8,21% para 8,06%, enquanto o DI Jan/25 recuou de 11,28% para 10,88%.
Na esfera política, com o recesso do Congresso e a aproximação das eleições, a definição das chapas eleitorais começa a tomar forma. A decisão mais relevante da semana foi a aproximação entre os partidos de centro e Geraldo Alckmin. O movimento foi relevante por permitir que o candidato do PSDB obtenha quase 50% do tempo de televisão disponível, amplie a capilaridade de sua campanha e reduza o risco de uma aliança entre o grupo e o candidato Ciro Gomes, visto como menos favorável a uma continuidade da agenda de reformas. Apesar disto, a eleição segue indefinida e continuará como o assunto de maior relevância para os mercados.
O IPCA-15 de julho mostrou variação mensal de 0,64%, abaixo da mediana das expectativas de mercado, que projetava 0,73%. Com isso a variação acumulada nos últimos 12 meses subiu de 3,7% para 4,5%. O número do mês continua sob efeito da greve dos caminhoneiros. Para o fechamento de julho, esperamos um IPCA de 0,29%. Apesar da elevação dos núcleos de inflação, os mesmos se encontram em torno de 3,5%, próximos ao limite inferior da meta. Nossas projeções de IPCA seguem em 3,9% e 4,0% para os anos de 2018 e 2019, respectivamente.
Na China, o PIB do segundo trimestre apresentou variação interanual de 6,7%, em linha com o esperado. O processo de desalavancagem da economia e a taxação de produtos chineses pelos EUA colocam um viés negativo para o crescimento do segundo semestre, limitando a expansão global. Nos EUA, os dados de atividade continuam muito fortes. As vendas do varejo de junho mostraram variação mensal de 0,5%, confirmando que o segundo trimestre de 2018 foi aquecido. A expectativa para o PIB americano, que será divulgado na próxima sexta-feira, é de um número acima de 4,0%. Para o segundo semestre, a atividade econômica deverá se manter firme, amparada pelo mercado de trabalho forte, confiança dos agentes econômicos em alta e impulso fiscal, auxiliando o crescimento global. A dinâmica e a diferenciação de PIB entre regiões do mundo terão implicações para os preços de ativos no segundo semestre do ano.
No FLAG FIC FIM, em vista da valorização recente e do pouco potencial de ganho a partir dos preços atuais, seguimos reduzindo a alocação em opções de juros (put spread de IDI out/18). Ainda no mercado de juros local, mantivemos uma pequena posição aplicada no DI Jan/22. Em renda variável, aumentamos a posição comprada ao longo da semana, mas voltamos ao tamanho da semana anterior após a forte valorização da bolsa brasileira. Na bolsa americana encerramos a semana com uma posição tática vendida em S&P 500.
▪ Carteira FLAG FIC FIM
▪ Agenda