Queda dos juros e os destaques da semana
Panorama Semanal de 4 a 8 de dezembro
Fim do ano, primeira semana “cheia” de dezembro, e o assunto chave continua sendo a Reforma da Previdência, com a carga de incertezas que o tema carrega. Taxa Selic na mínima, dados de inflação e da recuperação da economia brasileira, além de um novo ato polêmico de Donald Trump completam os principais destaques dos últimos dias.
A Reforma da Previdência mexeu com os mercados no país. Sem a garantia dos votos para aprová-la, o governo hesita em ir adiante. As articulações se intensificaram, o PMDB fechou questão sobre o assunto, demais partidos se pronunciaram, mas o impasse persiste. As notícias mais recentes dão conta de que a votação será em 18 de dezembro, desde que haja os votos necessários.
Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) do ano, a taxa Selic foi reduzida em 0,5 ponto percentual, para 7% ao ano, a mínima histórica para os juros básicos no país.
A inflação oficial, medida pelo IPCA, desacelerou para 0,28% em novembro, e acumula 2,8% em 12 meses, bem abaixo da meta do governo.
Um dado positivo foi a alta disseminada registrada na produção industrial, de 0,2% em outubro, ante setembro. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 5,3%, uma alta consistente.
E, em novembro, a produção de veículos avançou 15,2%, em relação a novembro de 2016.
No Judiciário, uma notícia de relevo foi a votação no Supremo sobre o poder de as assembleias legislativas revogarem medidas cautelares envolvendo parlamentares. A decisão foi adiada, porque faltam votos de dois ministros. Até agora, porém, o Supremo entende que as assembleias não podem revogar prisões.
Nos EUA, as principais repercussões foram relativas à reforma tributária de Trump e ao reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Pautado, sobretudo, pelas incertezas quanto à Reforma da Previdência, o dólar fechou o pregão de quinta-feira, com alta de 1,73%, a maior desde o áudio da JBS, cotado a R$ 3,287. O Ibovespa registrou queda de 1%, a 72.487 pontos.
Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.
*Dados atualizados até o dia 8/12, às 10h.