Os Investimentos em Setembro de 2015
Os melhores fundos Órama do mês foram:
1. ÓRAMA Ouro – 6,98%
A alta do Fundo Órama Ouro acompanhou a variação do dólar de 8,95%, uma vez que o ouro no mercado internacional teve queda de 1,70% no período. Ainda assim, durante o mês de setembro o metal apresentou alguns dias de alta, como resultado da decisão do Fed de adiar o início do ciclo de alta dos juros.
2. ÓRAMA Opportunity Total – 2.77%
A rentabilidade do Fundo Órama Opportunity Total é atribuida à posição comprada em taxa de juros real de longo prazo. Contribuiu também a estratégia comprada numa carteira de ações contra o índice futuro, Ibovespa.
3. ÓRAMA Gávea Macro – 2,64%
A principal contribuição para o bom desempenho do Fundo Órama Gávea Macro foi a valorização do dólar em relação ao real. Uma pequena posição vendida em bolsa brasileira e no mercado de renda fixa, a favor da alta de juros futuro, também incrementou a rentabilidade do fundo.
4. ÓRAMA SPX Nimitz – 1,51%
O desempenho do Fundo Órama SPX Nimitz é atribuído à posição comprada em dólar contra uma cesta de moedas, sobretudo contra o real, que teve uma desvalorização expressiva no mês. O fundo também manteve posição vendida em Ibovespa e comprada em índices de bolsas internacionais, que acrescentaram retorno ao Fundo. O ÓRAMA SPX Nimitz está fechado para novas aplicações.
5. ÓRAMA ARX Hedge Plus – 1,41%
A rentabilidade do Fundo Órama ARX Hedge Plus é explicada pela alta recorde do dólar, influenciada pelas incertezas políticas locais, além do movimento global de valorização da moeda americana. O fundo não manteve posições relevantes no mercado externo, tampouco em renda variável no mês.
Vale destacar também o resultado do Fundo Votorantim Cambial de 9,52%, explicado pela valorização do dólar frente ao real. O Fundo está disponível na plataforma Órama PRO, ou seja, para clientes com valor aplicado acima de R$ 20.000.
As perspectivas
A taxa de juros alta explica os bons rendimentos dos produtos de Renda Fixa: títulos e fundos de investimentos. Se o horizonte de investimento é um ano ou mais, consulte os títulos disponíveis no site. É possível encontrar investimentos com rendimento estimado de mais de 1% líquido ao mês. Também temos oferecido títulos prefixados, ou seja, aqueles cujo rendimento é conhecido no momento da aplicação de até 18% ao ano.
Ainda para quem vai deixar o dinheiro investido por um ou dois anos, o Fundo Órama Inflação é uma boa opção, dado que o presidente do Banco Central tem afirmado que vai manter a taxa nesse patamar por período suficientemente prolongado.
No entanto, para o investidor que busca investimento de curto prazo ou aplicar a reserva para emergências, sugiro o Fundo Órama DI Tesouro Master.
Para os investidores que buscam diversificação, mantenho as sugestões dos Fundos Multimercado Órama Gávea Macro, Órama Opportunity Total e Órama BTG Pactual Hedge Plus. Esses Fundos têm conseguido extrair retornos adicionais no mercado de juros, câmbio e ações. Todavia, como o ambiente continua desafiador, poderão ainda apresentar variações de curto prazo. São mais indicados para investimentos de médio ou longo prazo.
Apesar de o cenário não ser muito favorável para os investimentos em ações, a queda acumulada nos últimos anos proporciona oportunidades de investimentos com maior potencial de valorização no longo prazo. Assim sendo, sugiro Órama JGP Equity, Órama Opportunity Long Biased, Órama Bogari Value e Órama IP Participações para investidores com perfil agressivo e com horizonte de investimento longo.