Comunicado Copom – Dezembro 2023
Comunicado Copom – 259ª reunião
DECISÃO DO COPOM
Em linha com o esperado pelo mercado e pela Órama, o Copom reduziu em 0,50 p.p. a taxa Selic na última reunião do ano, para 11,75% a.a. A decisão foi unânime entre os diretores do Banco Central (BC) e segue a sinalização dada pelo Comitê no último encontro.
COMENTÁRIOS
No exterior, o recuo dos rendimentos dos juros de longo prazo em relação à última reunião foi reconhecido pelo Comitê, que indica uma melhora do cenário internacional desde então. Contudo, a resiliência dos indicadores econômicos americanos, que resultam na incerteza em relação à trajetória que será traçada pelo Fomc, ainda exige cautela.
No Brasil, a inflação vem apresentando um comportamento positivo nas últimas leituras, respondendo à segunda fase do processo de desinflação conforme esperado, com arrefecimento principalmente no preço dos serviços e da inflação subjacente. Esse movimento é uma peça essencial para o afrouxamento da política monetária.
No entanto, as expectativas de inflação apresentadas no Boletim Focus, ainda desancoradas, seguem sendo uma trava para a aceleração do ritmo dos cortes. A resiliência da economia, em especial do mercado de trabalho brasileiro, que apresentou recentemente uma elevação da massa salarial, também contribui para esse cenário. Vale destacarmos que o crescimento dos rendimentos reais, se mantiver o ritmo de alta, pode gerar uma pressão inflacionária nos serviços, e, eventualmente, pressionar os preços do setor, que vem apresentando uma trajetória benigna.
Em relação aos próximos passos, o Comitê manteve o forward guidance de redução dos juros na mesma magnitude nas próximas reuniões, incluindo as duas primeiras de 2024. Esse direcionamento nos parece acertado e é aderente com a decisão do Fomc, divulgada mais cedo desta “Super Quarta”. Tendo em vista os desafios relacionados à reancoragem das expectativas, um hiato do produto mais apertado e o risco de um possível descompasso com o Fed, não vemos incentivos para aceleração dos cortes no curto prazo.
Por fim, confirmamos nossa projeção de Selic em 11,75% ao fim de 2023. Para 2024, estimamos uma taxa terminal de 9,50% a.a., com quatro cortes de 0,50 p.p. e um último de 0,25 p.p.
Comunicado Copom – 259ª reunião
Eduarda Schmidt – Economista
Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação e não pode ser considerado como tal. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 13/12/2023.