Comunicado Copom – Novembro 2023

Compartilhe o post:

Comunicado Copom – 258ª reunião

DECISÃO DO COPOM

Prosseguindo no mesmo passo, o Copom reduziu em 0,50 p.p. a taxa Selic, para 12,25% a.a. A decisão da diretoria do Banco Central (BC) foi unânime e sem surpresas, uma vez que na reunião de setembro o Comitê havia sugerido que faria esse movimento.

COMENTÁRIOS

Com o cenário de inflação mais favorável, de preços de alimentos e serviços mais comportados, as atenções voltam-se para preços administrados, sobretudo os combustíveis, face às guerras em curso, agora incluindo a que ocorre em Israel, e que podem perturbar o mercado de petróleo e provocar reajustes mais fortes nos derivados pela Petrobras.

No documento, o Comitê ressaltou a necessidade de atenção e cautela quanto ao cenário internacional, destacando as elevadas taxas de juros de longo prazo nos EUA, que atingiram máxima desde 2007, e as novas tensões geopolíticas.

Importante destacar que os recentes ruídos associados à política fiscal brasileira não podem ser desconsiderados. Como bem ressaltou o presidente do BC, Roberto Campos Neto, temos “desancoragem gêmea”. A equipe econômica vinha emitindo sinais de que tinha como alvo zerar o déficit primário em 2024, apesar do mercado duvidar que essa meta fosse exequível, como vinha apontando o boletim Focus. Todavia, uma demonstração oficial contrária do Executivo causa desconforto e, sob o olhar das expectativas, pode, sim, interferir na política monetária mais à frente. 

De toda forma, a decisão de hoje nos parece acertada. No comunicado pós-encontro, o Comitê sinalizou que doravante avaliará os desdobramentos da inflação, salientou o balanço de riscos como de costume, e deu um enfoque maior ao cenário internacional. Reforçamos que diante de um quadro externo muito mais desafiador, de conflitos armados e de juro americano elevado por mais tempo, o lado fiscal sob controle torna-se cada vez mais importante para a condução da política de juros.

Por fim, mantivemos nossa estimativa de Selic em 11,75% ao fim de 2023. Para o ano que vem acreditamos que a taxa terminal ficará em 9,5% a.a., com quatro reduções de 0,5 p.p. e uma última de 0,25 p.p.

Comunicado Copom – 258ª reunião


Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação e não pode ser considerado como tal. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 01/11/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares