Suzano – Resultado em linha, mas com pressões por conta do preço da celulose.
Suzano
PAPEL & CELULOSE
Resultado em linha, mas com pressões por conta do preço da celulose.
Segmentos da companhia
O segmento de papel apresentou Ebitda com crescimento de 3,7% ano contra ano, abaixo das expectativas do mercado. O ponto baixo do resultado de papel foi o volume, que veio 9,4% abaixo do consenso. No segmento de celulose, o preço de exportação segue sua dinâmica de queda, o que prejudica a dinâmica de receita. Com isso, a companhia reportou uma receita de R$ 9,16 bilhões, abaixo trimestre a trimestre e 3% abaixo dos números do consenso.
Endividamento em queda no trimestre
A companhia reportou uma dinâmica de FCF positiva, impulsionada pelo capital de giro e ajustes caixa de operações com derivativos.
O endividamento líquido da companhia fechou o trimestre na casa dos R$ 54bi. O indicador de alavancagem Dívida Líquida/EBITDA subiu para o patamar de 2,0x. Vale notar que a dívida líquida teve queda de 2% trimestre a trimestre.
Perspectivas.
Em 2023, temos visto ciclo de celulose ser um ponto de atenção para a tese de investimento da companhia. Além da queda nos preços, temos visto uma dinâmica de apreciação do real, pontos prejudiciais para a geração de caixa livre.
Entretanto, por mais que o cenário de curto prazo seja ruim, vemos um valuation atrativo e avenidas de crescimento positivas.
Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.