Pão de Açúcar – Oportunidade em estruturadas

Compartilhe o post:

Pão de Açúcar

VAREJO

Oportunidade em estruturadas.

Crescimento de mesmas lojas no GPA Brasil, mas com queda de margem bruta.

GPA Brasil apresentou uma aceleração do SSS das lojas Pão (+7,5%) e Minuto Pão (+12,4%), dessa forma impulsionando o  crescimento de 15% nas vendas líquidas. O grande destaque, na nossa visão, no pilar estratégico da companhia, foi o aumento da participação de alimentos perecíveis nas vendas da empresa (+210bps na loja Minuto Pão e +70 bps na loja Pão). No quesito margem bruta, novamente, tivemos uma performance fraca. A empresa reportou uma queda nesse indicador de 250 bps ano contra ano.

Ebitda da companhia tem pontos construtivos.

A margem Ebitda de GPA Brasil foi impactada pela margem bruta da operação. Em compensação, quando analisamos os gastos G&A de GPA Brasil, vemos uma queda na penetração sobre a receita líquida. A queda da margem Ebitda foi somente de 140bps ano contra ano, ante uma queda de 250 bps da margem bruta. Uma melhor dinâmica de margem bruta, deve ajudar a companhia a alcançar seu guidance para 2024 de margem Ebitda ao redor de 8%-9%.

Efeitos não recorrentes impactam o lucro líquido.

A empresa reportou um prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão no 4º trimestre de 2022. Essa dinâmica é explicada por efeitos não recorrentes de provisionamento, incidência de impostos e juros elevados que ampliaram as perdas reportadas.

Dinâmica para os próximos anos e spin-off do Grupo Éxito.

A companhia continua com o foco de atingir margem Ebitda de 8%-9% até 2024 através do seu processo de reestruturação e simplificação da operação. Além disso, para 2023 e 2024, GPA pretende abrir até 300 lojas, com grande foco nas lojas Minuto Pão de Açúcar (proximidade).

Em relação ao spin-off, continuamos vendo uma possibilidade grande de destravar valor para os acionistas de PCAR3 através da operação. Por conta disso, recomendamos a compra das ações no curto prazo. Vemos o mercado precificando um GPA Brasil bastante descontado.

O closing do spin-off deve ocorrer até o final do 2º trimestre de 2023.

Oportunidade em operações estruturadas

Destaque para a collar que a nossa mesa de operações vem trazendo como oportunidade, abrindo a possibilidade do cliente se beneficiar de uma alta no preço do papel sem a possibilidade de perda. A operação tem capital protegido, e com isso não abre margem para perdas, além de assegurar um retorno mínimo de 3% no período. Clique no botão de download abaixo e confira as condições. ¹

1 – Operação calculada tendo em vista condições de mercado para o dia 12 de junho de 2023. Para números atualizados, entre em contato com a nossa mesa de operações no telefone (21) 3797-9737.

Quer investir com segurança? Conte conosco! Clique aqui e abra a sua conta.


Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.

Compartilhe o post:

Posts Similares