Comunicado Copom – Março 2023

Compartilhe o post:

Comunicado Copom – 253ª reunião

DECISÃO DO COPOM

Na segunda reunião de 2023, o Copom do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa Selic em 13,75% a.a., conforme amplamente esperado pelo mercado.

COMENTÁRIOS

Mesmo com a pressão política que o BC vem sofrendo nos últimos meses, a atuação do COPOM se manteve focada no balanço de riscos e na convergência das expectativas e ancoragem da inflação. 

A maior expectativa para esse encontro estava relacionada ao comunicado. O mercado estava apreensivo por saber se haveria alguma “pista” sobre as reuniões de maio e junho, agora que o Ministério da Fazenda sinalizou que o novo arcabouço fiscal está pronto para ser encaminhado ao Congresso, depois de passar pelo crivo do presidente. Não é de hoje que a diretoria do BC enfatiza em suas mensagens que os ruídos atrelados à política fiscal tendem a impactar, para pior, o juro neutro, as expectativas de inflação e o balanço de riscos em geral.

O que vimos observando nas últimas semanas são questionamentos frequentes de autoridades e políticos sobre a independência do BC e o patamar da meta de inflação. Tais cobranças provocam efeitos deletérios sobre as expectativas, o que acaba sendo contraproducente, até porque, normalmente, o BC reage aos dados concretos, no lugar de especulações.

No mês passado, após a reoneração de impostos sobre combustíveis (mencionado pelo Comitê no comunicado), o mercado passou a avaliar como possibilidade concreta uma maior responsabilidade fiscal. Todavia, apenas essa sinalização é insuficiente, sendo a substituição do Teto dos Gastos por uma nova regra imprescindível para que o Copom possa considerar um balanço de riscos mais favorável à frente e, consequentemente, iniciar o tão aguardado processo de redução da taxa.

Outros pontos relevantes, que não estavam na mesa até a última reunião, foram os solavancos no sistema bancário americano, bem como no suíço Credit Suisse, que acabou sendo vendido para seu concorrente UBS. Hoje, o FED elevou em 25 pontos sua taxa, para os níveis próximos de 5% a.a., enfatizando que “a extensão dos eventos recentes é incerta e devem resultar em condições de crédito mais restritivas”. Completou, entretanto, que o objetivo continua sendo a inflação: “não estamos de mãos atadas; se precisarmos elevar juros, faremos isso. Corte de juros não está em nosso cenário-base”.

Por aqui, no comunicado, o Copom salientou os riscos, dando destaque à questão das incertezas fiscais, os efeitos sobre a trajetória da dívida e a persistente desancoragem da inflação para prazos mais longos. Como risco baixista, acrescentou a queda do preço das commodities em moeda local, uma desaceleração global mais forte do que previsto, em função especialmente do sistema financeiro, e a desaceleração na concessão de crédito acima do compatível com o momento do ciclo monetário.

Por fim, em nossa visão, o Copom emitiu um comunicado “duro”, diferente do que muitos apostavam. Acreditamos que a diretoria do BC deverá aguardar a tramitação no Congresso (abril) da nova regra fiscal para ter maior convicção em alterar a rota contracionista em curso para iniciar o processo de cortes nas taxas.

Mantivemos nossa projeção de 12% para a Selic no fim do ano. 

Comunicado Copom – 253ª reunião


Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia

Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A.. Este material não é uma recomendação e não pode ser considerado como tal. Recomendamos o preenchimento do seu perfil de investidor antes da realização de investimentos, bem como que entre em contato com seu assessor para orientação com base em suas características e objetivos pessoais. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Este material tem propósito meramente informativo. A Órama não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. As informações deste material estão atualizadas até 22/03/2023.
Compartilhe o post:

Posts Similares