Relatório de IPCA-15- Jan/23
Relatório de IPCA-15 – Jan/23
O IPCA-15 de janeiro registrou alta de 0,55%, acima das projeções do mercado, com mediana de 0,52%, de acordo com o Broadcast. Com o resultado, o acumulado de 12 meses tem alta de 5,87%.
As principais surpresas foram em Comunicação (2,36% e 0,11 p.p.), principalmente no item de TV por assinatura (11,78% e 0,04 p.p.), e no Emplacamento e licença (1,61% e 0,4 p.p.).
Com a alta inesperada do licenciamento, elevamos em 20bps a projeção do ano. Há ainda um impacto de cerca de 20 bps pelo o reajuste da Petrobras de 7,5% no preço da gasolina para as distribuidoras anunciado hoje (24).
Projeção para 2023
Para 2023, alteramos nossa projeção de IPCA para 6,15%. Em janeiro, esperamos alta de 0,7% na inflação.
Estamos considerando a volta dos tributos federais (PIS e Cofins) sobre os combustíveis em março, impactando 0,77 p.p.. No entanto, continuamos acompanhando a possibilidade de prorrogação da desoneração que adiaria esse impacto.
Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe.
Eduarda Schmidt – Analista de Macroeconomia.
Para conferir nossas projeções para outros indicadores, acesse aqui.
Relatório de IPCA-15 – jan/23
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.