Lula eleito: o que podemos esperar?
Resultado
Lula é eleito presidente com 50,9% dos votos válidos contra 49,1% de Bolsonaro. A diferença é de 2,1 milhões de votos, a margem mais estreita das eleições. De forma inédita, a abstenção diminuiu de 20,95% para 20,59%, entre primeiro e segundo turno. A vitória apertada com uma mobilização muito forte da população traz o desafio para o novo governo de pacificar um país dividido e essa foi a mensagem que Lula deixou em seu discurso após confirmada a sua eleição.
Reconhecimento
Os presidentes da Câmara, Senado, TSE e STF já se manifestaram sobre a importância do reconhecimento do resultado das urnas. As falas de autoridades dos demais poderes servem como uma “blindagem institucional”, reduzindo a tensão e a probabilidade de questionamentos. Uma ruptura institucional é um risco que não está precificado e poderia trazer um efeito muito negativo para os ativos, mas não temos parâmetros para estimar a magnitude disso. Reforçamos que esse não é o nosso cenário básico.
Jair Bolsonaro, por outro lado, ainda não se pronunciou. Essa demora é atípica e estamos aguardando as palavras do atual presidente. Acreditamos que qualquer questionamento, se eventualmente acontecer, deve ser “dentro das quatro linhas da Constituição”, sem efeitos maiores para a estabilidade das instituições. Para os mercados, a volatilidade nesses próximos dias deve continuar elevada.
Day After
Após a divulgação do resultado das eleições, caminhoneiros passaram a bloquear ao menos oito pontos em cinco rodovias pelo país. Esse grupo apoia Bolsonaro e, em alguns casos, pede intervenção militar. Acreditamos que o sucesso de uma transição pacífica depende também da reação de Bolsonaro. Ele, em seu papel como líder, deve colaborar para acalmar a parte mais exaltada da população. Colocar mais lenha nessa fogueira não seria positivo para o momento.
Além da reação de Bolsonaro, vamos acompanhar de perto a transição de poder. Como forma de minimizar a sensação de ruptura política e para que a transição ocorra de maneira transparente, a Lei 10.609/2002 garante ao candidato eleito o direito de constituir uma equipe com 50 cargos especiais de transição governamental (CETG).
Essa equipe já pode trazer alguma indicação da condução da economia e esse é o ponto central para os mercados. No nosso relatório publicado na sexta, trazemos alguns nomes possíveis.
Investimentos
O resultado que se concretizou nas urnas veio em linha com o cenário que nós vínhamos desenhando, por isso não realizamos nenhuma alteração nas estratégias. Acreditamos que o impacto maior será de fato nas estatais, mas que de forma geral, o que vai ser gatilho para um fechamento de curva de juros e melhoria em ativos de bolsa ampla é justamente a apresentação de uma nova equipe econômica e regra fiscal crível.
Ressaltamos que não vemos uma migração relevante de posição para investimentos no exterior como uma boa estratégia no momento. As perspectivas econômicas para os EUA e Europa estão mais complexas que no Brasil. A inflação nos EUA está em 8,2% com juros na faixa de 3% a 3,25%. Na Europa o juros real também está negativo. O ritmo da subida de juros do FED ainda é incerto e existe a noção de que esse movimento da política monetária deve levar a uma desaceleração econômica.
Além da situação econômica brasileira ser menos incerta que a externa, a autonomia do BC brasileiro, com a aprovação de marcos legais importantes para o desenvolvimento da infraestrutura, também nos traz tranquilidade institucional. A revogação dessas medidas é bem mais difícil em função da composição de um congresso de centro-direita. Vemos o Lula com mais propositivo e menos focado em desfazer marcos já aprovados.
Lorena Laudares | Mestre em Ciência Política
(21) 98115-6831 – lorena.laudares@orama.com.br
Este material foi elaborado pela Órama DTVM S.A. As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo e não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. As projeções constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) envolvido(s) na elaboração deste material serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama. Para informações sobre produtos e serviços acesse o site www.orama.com.br. Telefone Ouvidoria 0800 797 8000. As informações deste material estão atualizadas até 31/10/2022.