Revisão de PIB – surpresas positivas de Serviços

Compartilhe o post:

Revisão de PIB

Alteramos nossa projeção de PIB para 2,8% no ano (vindo de 2,7%).

O volume de Serviços de agosto cresceu 0,7% em agosto, o que é mais uma surpresa positiva para a atividade econômica no ano. O nível do índice está 10,1% acima do patamar pré pandemia (fevereiro/2020) e apenas 0,9% abaixo do ponto mais alto da série (novembro/2014).

Na comparação com relação ao mesmo período do ano anterior, o indicador atingiu sua 18ª taxa positiva consecutiva. Três das cinco atividades investigadas avançaram, com destaque para outros serviços (6,7%), que se recuperaram da queda de 5,0% no mês anterior, e informação e comunicação (0,6%), que avança 1,8% nos últimos dois meses. Em sentido oposto, os transportes (-0,2%) exerceram a única influência negativa de agosto. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,0%) mostraram estabilidade.

Perspectivas

Esperamos que o próximo resultado do IBC-Br de agosto, que será divulgado na segunda-feira (17/10) aponte para recuo da atividade econômica em 1,2% no mês e sinalize avanço de 4,8% em comparação a agosto de 2021. É aguardada alguma desaceleração na margem, depois de tantas surpresas positivas.

Para o PIB do terceiro trimestre esperamos ainda a atividade econômica avançando, mas para o quarto trimestre de 2022 e início de 2023, é esperada desaceleração, impulsionada principalmente pela política monetária contracionista e pelo cenário externo se deteriorando.

Para o PIB de 2023, revisamos nossa projeção de crescimento para 0,7%.


Alexandre Espirito Santo – Economista-Chefe.

Elisa Andrade – Analista de Macroeconomia.

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interp

Compartilhe o post:

Posts Similares