Moat Capital Long Bias: bolsa com versatilidade
Nos últimos meses, tornaram-se comuns as falas de gestores e analistas que estão enxergando uma série de oportunidades na bolsa vistas poucas vezes nos últimos anos (e até décadas). Essas mesmas oportunidades são fruto da confluência de fatores negativos, tanto no Brasil quanto no exterior. A volta do risco de uma inflação persistente e danosa, a guerra na Ucrânia, o vai e volta da China e os potenciais riscos trazidos pela eleição são alguns desses fatores conhecidos.
A possibilidade da materialização do incerto, do risco desconhecido e da surpresa são também as razões pela qual nossa carteira de fundos pede uma boa dose de versatilidade, sobretudo para ter uma estratégia que consiga mudar rápido de direção, não fique restrita apenas a uma geografia e que dê atenção à montagem de proteções.
Na nossa visão, uma boa opção para cumprir esse papel na carteira é a estratégia Long Bias da Moat. Antes de entrarmos no detalhe sobre o fundo, vale uma introdução de quem pode acabar sendo responsável por cuidar dessa parcela na sua carteira.
Moat Capital: unindo o micro com o macro
Inicialmente, a história da Moat teve pontapé dado por Luiz Aranha, fundador da casa e co-gestor dos fundos. Aranha já tinha passagem pelo Votorantim, Capitânia e LLA quando decidiu montar seu próprio negócio e continuar desempenhando a função de gestor de ações. Em um segundo momento, outros sócios embarcaram no negócio, como Marcelo Romeiro, head de análise, e Rodrigo Carrera, COO.
Outro sócio importante a entrar na Moat foi Cassio Bruno, co-gestor junto com Aranha nas estratégias da casa. Cassio teve passagem pelo Votorantim como analista e trader de equities, pelo Pátria como gestor das estratégias Long & Short e Long Only, na Ashmore Brasil e Canvas, onde ficou até se juntar ao seu atual time.
Cassio e Luiz sempre carregaram o DNA de ações, cada um do seu jeito. Cassio tem ampla experiência com estratégias Long and Short e Long Bias, enquanto Luiz fica mais ligado nas estratégias Long Only. No dia a dia da Moat, são co-gestores das estratégias, que atualmente são Long Only, Equity Hedge e Long Bias, e tomam as decisões em conjunto. Vale destacar que apesar de ser uma gestora focada na análise fundamentalista das empresas, não ignoram os fatores macroeconômicos na hora de tomar as decisões de investimento. Com isso, não adianta ser uma ótima empresa na análise microeconômica se os fatores macroeconômicos não estiverem jogando contra as teses.
Atualmente, o total de ativos sob gestão ultrapassa R$ 4 bilhões e o time de investimentos, contando gestores e analistas, tem 17 profissionais. Os analistas são divididos de forma setorial e verticalizada, significando que o analista cobre o mesmo setor no Brasil e no exterior. Além disso, vale destacar que contam com três analistas dedicados ao Data Science, munindo o time de investimentos – do qual eles também fazem parte – com dados sobre setores, empresas e outras variáveis importantes.
Ações com uma boa dose de versatilidade
Como falado inicialmente, em um contexto de incertezas conhecidas e riscos desconhecidas, uma boa opção para aqueles que desejam se expor ao risco de equities e ainda contar com proteção é a estratégia Long Bias. Em comparação com a estratégia Long Only, que busca carregar apenas posições compradas em ações, a estratégia Long Bias conta com o viés comprado em ações e busca carregar proteções para a carteira, como a possibilidade de montar posições short, aquelas que apostam contra ações ou índices de ações.
No caso do Moat Capital Long Bias, um produto versátil, o fundo pode carregar posições compradas e vendidas em ações específicas, de valor relativo (através de long and short com pares) e via índices de ações, todas essas operações no Brasil ou no exterior.
Como a estratégia parte da análise micro das empresas (bottom-up) e conta com o componente macroeconômico para validar e ajustar a exposição, o fundo tem como ponto neutro ficar 50% comprado em ações (net long). Em momentos de maior otimismo em relação ao ciclo econômico, ficam com exposição acima de 50% e em momentos de pessimismo ficam abaixo desse nível. Esse mecanismo de ajuste da exposição líquida (posições compradas menos as vendidas) do fundo permite que a estratégia tenha um componente tático para ajustar rapidamente sua exposição ao longo do tempo. Para traduzir esse traço versátil, o fundo pode oscilar entre -20% a 110% na exposição líquida.
Detalhando um pouco mais, o fundo conta com uma carteira comprada e/ou vendida em ações baseada em análise fundamentalista e essa é a parcela das ações que o time tem uma visão positiva ou negativa no longo prazo. Além disso, a parcela Long & Short gera retorno independente do ambiente de mercado, pois está exposto apenas ao movimento de um conjunto de pares de ações, sem ter o risco direcional do mercado como um todo subir ou cair. Por fim, o time consegue atuar de forma tática através de índices de ações, como Ibovespa e S&P, por exemplo, e aumentar ou diminuir a exposição de forma mais rápida através do chamado risco Beta.
Performance
Considerando as múltiplas estratégias que o Moat Capital Long Bias pode seguir, o fundo é um dos destaques dentre os pares da categoria. Desde seu início, em 2019, o fundo entregou um retorno de, aproximadamente, 65%. Apesar de não ser especificamente seu benchmark, o Ibovespa entregou 15% durante esse período.
Mesmo tendo como benchmark o CDI, a menção do Ibovespa é válida porque o fundo tem exposição completa ao risco de ações, contudo algumas estratégias buscam se descorrelacionar com movimentos do mercado, como as Long & Short. Essa versatilidade dentro da estratégia permitiu, por exemplo, que o fundo conseguisse segurar a maioria das quedas frente ao Ibovespa e surfar momentos de alta.
Uma recomendação para você
Exposição à bolsa com visão macro e versatilidade para operar múltiplas estratégias no fundo, na nossa visão, é uma boa combinação de atributos para cumprir o papel de proporcionar exposição à bolsa através de uma seleção criteriosa de papeis e ainda ter uma parcela do fundo que busca proteção e descorrelação com o mercado.
Com uma equipe de investimentos robusta e que possui track record significativo na gestão das estratégias executadas, o Moat Capital Long Bias é um dos fundos selecionados pelo time de fundos da Órama para exercer essa função na carteira dos investidores arrojados.
Faça sua aplicação no Moat Capital Long Bias FIC FIM aqui.
Disclaimer:
Este documento é distribuído pela ÓRAMA DTVM S.A. (“Órama”), estando em conformidade com a Instrução CVM nº 598/2018 (“ICVM 598”). O(s) analista(s) de valores mobiliários Matheus da Costa Lamah – CNPI EM 2895 é(são) o(s) signatário(s) da(s) análise(s) descrita(s) no presente documento e se declara(m) inteiramente responsável(is) pelas informações e afirmações contidas neste material. O(s) analista(s) envolvidos na elaboração deste documento declara(m) que as recomendações eventualmente contidas no relatório refletem única e exclusivamente sua opinião pessoal sobre o(s) ativo(s) analisado(s) e foi(ram) elaborado(s) de forma independente, inclusive em relação à Órama.
Parte da remuneração do(s) analista(s) é proveniente dos lucros da Órama como um todo e, consequentemente, das receitas oriundas de transações realizadas pela Órama. A Órama pode ter atuado como instituição intermediária e/ou participante de oferta pública de valores mobiliários de emissão de uma ou mais [companhias/fundos] citadas neste relatório nos últimos 12 meses. Todas as informações utilizadas na(s) análise(s) contida(s) neste documento foram redigidas com base em informações públicas de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações contidas no presente documento não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, a Órama e o(s) seu(s) analista(s) não respondem por sua veracidade. As informações contidas no presente documento têm propósito meramente informativo, não se constituindo em uma oferta de compra ou de venda de qualquer ativo. As informações, opiniões, estimativas e projeções eventualmente contidas se referem à data de sua elaboração e/ou divulgação, bem como estão sujeitas a mudanças, não havendo obrigatoriedade de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão. Ainda, as opiniões a respeito de compra, venda ou manutenção dos ativos objeto ou a ponderação de tais ativos numa carteira teórica expressam o melhor julgamento do(s) analista(s) responsável(is) por sua elaboração, porém não devem ser entendidos por investidores como recomendação para uma efetiva tomada de decisão ou realização de negócios de qualquer natureza.
Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades pessoais de um investidor em específico, não possuindo qualquer vinculação com o perfil do investidor (suitability) e não devendo ser considerado para este fim. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, a Órama aconselha que o investidor entre em contato com o seu assessor para orientação financeira com base em suas características e objetivos pessoais, bem como recomenda o preenchimento do seu perfil de investidor. Operações com o(s) ativo(s) objeto das análises podem não ser adequadas ao perfil do investidor. Rentabilidade prevista ou passada não é garantia de rentabilidade futura. As projeções eventualmente constantes neste documento poderão ter resultados significativamente diferentes do esperado. Recomenda-se a análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra ou venda. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido, não podendo a Órama e/ou o(s) analista(s) envolvido(s) na elaboração deste material serem responsabilizados por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do seu conteúdo, cabendo a decisão de investimento exclusivamente ao investidor. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, dentre outras condições, podem afetar o desempenho do(s) ativo(s) objeto da análise deste documento. Fica proibida a reprodução ou redistribuição deste material para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento da Órama.