Grupo Mateus – Receita e Ebitda bem positivos, mas pontos de atenção na queima de caixa.
Grupo Mateus
VAREJO
Receita e Ebitda bem positivos, mas pontos de atenção na queima de caixa.
Receita sólida da companhia.
O Grupo Mateus reportou uma receita líquida de R$ 6,4 bilhões, em linha com as expectativas do mercado, e com 23,6% de crescimento ano a ano. O SSS ficou acima de 10%, com o desempenho mesmas lojas no segmento de atacarejo (+7,9%) vindo bem acima na comparação com seus pares (Assaí e Atacadão). No segmento de varejo, o desempenho nas mesmas lojas atingiu o patamar de 10,9%. Vale notar que sentimos desaceleração versus os números do 1T23, com a companhia começando a sentir os ventos contras da desinflação de alimentos.
Outras receitas operacionais compensam queda na margem bruta.
Por conta de um valor de R$ 43 milhões em outras receitas operacionais, relacionadas à trade marketing, taxa de logística e programa de fidelidade, a companhia conseguiu compensar a queda de margem bruta (-80bps YoY). A margem bruta veio pressionada por conta do aumento de participação das lojas de cash and carry. A margem Ebitda veio 80 bps acima das expectativas do consenso, mesmo com a queda de 30 bps na comparação anual.
Ciclo de caixa tem leve piora trimestral.
A queda do ciclo de caixa da companhia apresentou desaceleração no seu ritmo. Enquanto no 1T23 a queda foi de 27 dias, no 2T23 vimos uma queda de somente 14 dias. Além disso, na comparação trimestral, o ciclo de caixa teve aumento de 4 dias, atingindo um patamar de 87 dias. Com isso, a companhia teve uma queima de caixa de R4 470 milhões. A alavancagem saiu de 0,0x para 0,3x.
Visão para frente.
A companhia reportou bons resultados operacionais, com uma receita crescente – acima dos seus pares – e uma margem Ebitda acima das expectativas de mercado. Entretanto, a queima de caixa do período foi grande, e, com certeza, é uma luz amarela na tese de investimento da companhia. Temos recomendação de compra para os papéis de Grupo Mateus, mas preferimos estar expostos ao Assaí no setor de varejo alimentar.
Disclaimer disponível no relatório completo. Acesse o documento clicando no link abaixo.